Yoga – Susana Alves

O Yoga tem sido amplamente descrito como um conjunto de disciplinas físicas, mentais e espirituais com origem na Índia antiga que integram os três pontos existenciais do ser humano: Corpo, Mente e Espírito. Existem vários ramos do Yoga sendo que todos eles têm como objetivo último encontrar o caminho da plenitude ou “Samadhi”

“Yoga Citta Vrtti Nirodha” = O Yoga é a cessação das flutuações da mente.

Esta é a primeira definição do Yoga que nos surge pela mão daquele que é conhecido como o pai – o primeiro descodificador do Yoga – Patanjali. Através da sua obra “Yoga Sutras” com data estimada de 200 a.c, Patanjali apresenta os oito passos do Yoga:

1. Yama. As práticas éticas do Yoga
2. Niyama. Preceitos ou Observâncias do Yoga
3. Asana. Posição, postura ou exercício do Yoga
4. Pranayama. A ciência do prolongamento da respiração e do seu controlo
5. Pratyahara. Introspeção sensorial
6. Dharana. Concentração
7. Dhyana. Meditação
8. Samadhi. Plenitude

Benefícios do Yoga

O Yoga é uma filosofia de vida. Tal como o conhecemos e praticamos hoje, no ocidente, visa através de uma prática corporal ou psicofísica proporcionar o bem-estar e promover a quietude da mente.

É na prática diária ou regular do Yoga que observamos os inúmeros benefícios para os seus praticantes. Desde logo é possível sentir um aumento da energia, da força física e da resistência. A flexibilidade muscular e o equilíbrio são, também, alguns dos pontos que vão sendo aprimorados com a prática. O controlo emocional e da ansiedade, o auto conhecimento e a concentração são desenvolvidos e fazem parte das mais-valias e alegrias de praticar Yoga!

Imagem de  Gerd Altmann, Pixabey

Artigo publicado por

Do seu interesse

Artigos relacionados

Menu