Drepressão: o que fazer?

Por Magda Santos Gabriel, psicóloga

É verdade que a depressão suga a energia e a esperança de quem dela padece e reagir a esse estado torna-se, muitas vezes, difícil. Mas, não é de todo impossível e deixo aqui algumas dicas:

  • Não se isole. Conviva. A tendência para quem está deprimido é refugiar-se na sua casa, no seu quarto e não contactar com ninguém, mas isso só aumentará o seu sentimento de vazio, de desesperança e de desamparo. Procure alguém com quem se sinta bem e que o oiça.
  • Desenvolva ou retome um hobbie. Além do trabalho tem ou teve, com certeza, atividades que gosta ou gostava de fazer. Quando se está deprimido tende a esquecer o que dava prazer, o que o fazia vibrar e rir. Procure dentro de si e resgate esse hobbie, pois será bastante positivo para a sua auto estima e bem-estar.
  • Cuide de si. É natural que estando mais deprimido não queira fazer exercício físico e lhe dê vontade de comer muito (principalmente alimentos com açúcar ou ricos em gordura) ou quase nada. Mas essa atitude só irá agravar o seu estado de espírito. Mesmo com pouca vontade, faça um esforço e corra um pouco ou dance uma música que goste e tenha cuidado com a sua alimentação.
  • Procure ajuda de um profissional. Quando a depressão já perdura há muitos anos pouco ou nada o fará ter força para sair de casa. A tristeza assola-o e a desmotivação e a desesperança há muito tomaram conta de si. Mas não se deixe chegar a esse ponto, procure ajuda de um Psicólogo para compreender o motivo da sua depressão e juntos poderem encontrar um caminho para um maior alívio emocional.

O que é?

Menu