Depressão: o que é

Hoje em dia fala-se muito sobre depressão e são cada vez mais os portugueses que sofrem desta doença. Atualmente é a principal causa de invalidez e uma das causas mais frequentes de baixas no trabalho, nos países desenvolvidos.

A depressão é um distúrbio afetivo, em que o humor se apresenta diminuído e afeta a forma como a pessoa pensa, sente e age no dia a dia e nas atividades mais rotineiras. Desta forma, vai interferindo com todas as áreas da vida da pessoa, desde o sono, à alimentação, à capacidade para se concentrar e trabalhar.

É preciso ter em conta que a depressão varia de pessoa para pessoa, consoante a idade e até mesmo dependendo do género (se é homem ou mulher). Contudo, é comum o sentimento de desamparo, desesperança e de falta de valor. As pessoas com depressão apresentam, também, humor deprimido, perda de interesse no que antes lhes dava prazer, falta de energia e/ou cansaço, irritabilidade, alterações do sono, perda ou excesso de apetite, sentimento de culpa, problemas de memória, sintomas físicos (dores de cabeça, dores abdominais) e, em situações mais graves, pensamentos sobre o suicídio.

O que fazer?

Menu