Porquê fazer Psicoterapia?

A psicoterapia é uma modalidade terapêutica que é usada para promover a Saúde Psicológica e Emocional.
Todos nós, eu incluída, atravessamos em alguma altura da vida momentos de dor emocional, de desorganização, de sofrimento e de dificuldades em ultrapassar desafios na vida e nas relações.
Quando pensamos em estados depressivos ou de ansiedade, é frequente podermos identificar que já estivemos lá! Que com mais ou menos capacidade os ultrapassamos, no entanto quando estes estados perduram e afectam as nossas rotinas limitando as nossas acções, tornamos prisioneiros desses estados menos saudáveis.
É nessa altura que a Psicoterapia pode ajudar, por vezes sozinhos não conseguimos ultrapassar e é importante pedir ajuda a um profissional.
A Psicoterapia Somática em particular, por lidar diretamente com o corpo, onde os sintomas de mal estar e de dificuldade se manifestam, tem um conjunto de ferramentas e técnicas que ajudam de forma prática a lidar e a ultrapassar esses desconfortos.
Um processo Psicoterapêutico implica não só uma avaliação e identificação do problema e/ou dificuldade como também encontra os recursos internos de cada um para ultrapassar esses estados, assim como ensina técnicas personalizadas.
Simultaneamente o processo psicoterapêutico é uma aprendizagem sobre a própria pessoa, sem crítica nem julgamento, promove um olhar interno da dignidade de cada um, e desta forma esta abordagem Humanista promove o autoconhecimento e ensina a auto-regulação.
No fundo fazer psicoterapia é conhecermo-nos melhor, aprender com a nossa história de vida, tornamo-nos pessoas mais felizes e estarmos melhor com os outros!
Imagem de Gioele Fazzeri por Pixabay

Artigo publicado por

Do seu interesse

Artigos relacionados

Menu